Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo .A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pelo "dilema do copo": se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça um copo "meio vazio".

 Filosofia

Em filosofia, otimismo é uma orientação característica do pensamento de Leibniz, que pode ser resumida na afirmação de que, sendo o universo criado por Deus, nele se torna possível conciliar o máximo de bem e o mínimo de mal, o que faz dele "o melhor dos mundos possíveis". Esta posição, exposta no século XVII, foi particularmente combatida por Voltaire no século XVIII, especialmente em sua obra satírica "Cândido, ou o Otimismo".

Já no início do século XIX, o filósofo anarquista inglês William Godwin foi ainda mais longe que Leibnitz em seu otimismo, ao supor que a sociedade humana tenderia a alcançar um estado em que a razão viria a substituir todo o uso da força e da violência, a mente controlaria a matéria e a inteligência descobriria o segredo da imortalidade.

 

 Psicologia

Uma posição pessoal otimista é fortemente vinculada à auto-estima, ao bem-estar psicológico e à saúde física e mental. Há estudos que relacionam também o otimismo com o funcionamento do sistema imunológico e a resistência ao stress.

Mais recentemente, há uma tendência a associar otimismo e "pensamento positivo", baseada na vulgarização da idéia de que a vontade (muitas vezes combinada com a fé) pode superar qualquer dificuldade, o que está na origem de muitas religiões e de quase toda a literatura de auto-ajuda.

Estudos acadêmicos sugerem que, apesar de otimismo e pessimismo serem tradicionalmente vistos como opostos, em termos psicológicos eles podem não funcionar dessa maneira. Ter muito otimismo não significa ter pouco pessimismo, e vice-versa. Em muitas ocasiões, ambos seriam igualmente necessários.

Quando o filósofo político italiano Antonio Gramsci escreveu, na prisão, que o "pessimismo da inteligência" não deveria abalar o "otimismo da vontade", estava citando o escritor francês Romain Rolland.

 wikipédia

 

 O PARDAL E A ÀGUIA

 

O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia. 

Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração. 

Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer. 

Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. 

Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza... 

Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão. 

Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. 

Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente. 

Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. 

Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. 

Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta. 

A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:

Por que estás a me vigiar, Andala?

Quero ser uma águia como tu, Yan. 

Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.

E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?

Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho... - O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:
Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar. 

És tão única, tão bela. 

Passo o dia a observar-te. E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.

Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...

Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia. 

Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos. 

Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu. 

Acredita! - E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:

Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias. 

O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos. 

Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho. 

Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido. 

É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu
coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre! 

Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade. 

Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles. 

Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha! 

 

              PEDRO E SEU MACHADO

           

pedro, um lenhador, após um grande trabalho em uma área de desmatamento, se viu desempregado. Após tanto tempo cortando árvores, entrou no corte!


A madeireira precisou reduzir custos...

Saiu, então, à procura de nova oportunidade de trabalho. Seu tipo físico, porém, muito franzino, fugia completamente do biótipo de um lenhador.

Além disso, o machado que carregava era desproporcional ao seu tamanho.

Aqueles que conheciam Pedro, entretanto, julgavam-no um ótimo profissional.

Em suas andanças, Pedro chegou a uma área reflorestada que estava começando a ser desmatada. Apresentou-se ao capataz da madeireira como um lenhador experiente.

E ele o era! O capataz, após um breve olhar ao tipo miúdo do Pedro e, com aquele semblante de selecionador implacável, foi dizendo que precisava de pessoas capazes de derrubar grandes árvores, e não de "catadores de gravetos".

Pedro, necessitando do emprego, insistiu. Pediu que lhe fosse dada uma oportunidade para demonstrar sua capacidade. Afinal, ele era um profissional experiente!

Com relutância, o capataz resolveu levar Pedro à área de desmatamento.

E só fez isso pensando que Pedro fosse servir de chacota aos demais lenhadores. Afinal, ele era um fracote...

Sob os olhares dos demais lenhadores, Pedro se postou frente a uma árvore de grande porte e, com o grito de "madeira", deu uma machadada tão violenta que a árvore caiu logo no primeiro golpe.

Todos ficaram atônitos! Como era possível tão grande habilidade e que força descomunal era essa, que conseguira derrubar aquela grande árvore numa só machadada?

Logicamente, Pedro foi admitido na madeireira.

Seu trabalho era elogiado por todos, principalmente pelo patrão, que via em Pedro uma fonte adicional de receita.

O tempo foi passando e, gradativamente, Pedro foi reduzindo a quantidade de árvores que derrubava. O fato era incompreensível, uma vez que Pedro estava se esforçando cada vez mais. Um dia, Pedro se nivelou aos demais.

Dias depois, encontrava-se entre os lenhadores que menos produziam...

O capataz que, apesar da sua rudeza, era um homem vivido, chamou Pedro e o questionou sobre o que estava ocorrendo. "Não sei", respondeu Pedro, "nunca me esforcei tanto e, apesar disso, minha produção está decaindo".

O capataz pediu, então, que Pedro lhe mostrasse o seu machado.

Quando o recebeu, notando que ele estava cheio de "dentes" e sem o "fio de corte", perguntou ao Pedro: "Por que você não afiou o machado?".

Pedro, surpreso, respondeu que estava trabalhando muito e por isso não tinha tido tempo de afiar a sua ferramenta de trabalho. O capataz ordenou que Pedro ficasse no acampamento e amolasse seu machado. Só depois disso ele poderia voltar ao trabalho. Pedro fez o que lhe foi mandado.

Quando retornou à floresta, percebeu que tinha voltado à forma antiga:

conseguia derrubar as árvores com uma só machadada.

A lição que Pedro recebeu cai como uma luva sobre muitos de nós - preocupados em executar nosso trabalho ou, pior ainda, julgando que já sabemos tudo o que é preciso, deixamos de "amolar o nosso machado", ou seja, deixamos de atualizar nossos conhecimentos. Sem saber por que, vamos perdendo posições em nossas empresas ou nos deixando superar pelos outros.

Em outras palavras, perdemos a nossa potencialidade.

Muitos avaliam a experiência que possuem pelos anos em que se dedicam àquilo que fazem. Se isso fosse verdade, aquele funcionário que aprendeu, em 15 minutos, a carimbar os documentos que lhe chegam às mãos, depois de 10 anos na mesma atividade poderia dizer que tem 10 anos de experiência. Na realidade, tem 15 minutos de experiência repetida durante muitos anos.

A experiência não é a repetição monótona do mesmo trabalho, e sim a busca incessante de novas soluções, tendo coragem de correr riscos que possam surgir.

É "perder tempo" para afiar o nosso machado.

Autor Desconhecido

 

 

             O Vendedor de balões

        

 Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse.


Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.

Havia ali perto um menino negro.

Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.

Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.

Todos foram subindo até sumirem de vista.

O menino, de olhar atento, seguia a cada um.

Ficava imaginando mil coisas...

Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto.

Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:

- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?

O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:

- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

Anthony de Mello.

 

 

                        Lenda árabe

               

"Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro. O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia:

HOJE MEU MELHOR AMIGO ME DEU UMA BOFETADA NO ROSTO.

Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.

O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu em uma pedra:

HOJE MEU MELHOR AMIGO SALVOU MINHA VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou:

POR QUE, DEPOIS QUE TE MAGOEI, ESCREVESTE NA AREIA E AGORA, ESCREVES NA PEDRA?

Sorrindo, o outro amigo respondeu:

QUANDO UM GRANDE AMIGO NOS OFENDE, DEVEMOS ESCREVER ONDE O VENTO DO ESQUECIMENTO E O PERDÃO SE ENCARREGUEM DE BORRAR E APAGAR A LEMBRANÇA. POR OUTRO LADO, QUANDO NOS ACONTECE ALGO DE GRANDIOSO, DEVEMOS GRAVAR ISSO NA PEDRA DA MEMÓRIA E DO CORAÇÃO ONDE VENTO NENHUM EM TODO O MUNDO PODERÁ SEQUER BORRÁ-LO."
 

 

 

                       O preço do amor...

          

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:

- Cortar a grama do jardim: R$3,00

- Por limpar meu quarto esta semana R$1,00 - Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00

- Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia àscompras R$2,00

- Por tirar o lixo toda semana R$1,00

- Por ter um boletim com boas notas R$5,00

- Por limpar e varrer o quintal R$2,00

- TOTAL DA DIVIDA R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa.

Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:

- Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA

- Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA

- Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA

- Pelo medo e pelas preocupações que me esperam -NADA

- Por comidas, roupas e brinquedos - NADA

- Por limpar-te o nariz - NADA

- CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe haviaescrito tinha os olhos cheios de lágrimas.

Olhou nos olhos da mãe e disse: "Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letraenorme:

"TOTALMENTE PAGO".

Assim somos nós adultos, como crianças, querendor recompensa por boas ações que fazemos.

É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus.

E para nossa sorte é GRATIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas!

Que DEUS, abençôe todos vocês no dia de hoje (e sempre), e não devemos esquecer do AMOR universal que nos é cedido pelo PAI !
 

 

     Espelho da vida

 

“O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é.

O que você acha de bom nos outros está bom também em você, os defeitos que você encontra nos outros são os seus defeitos também.

Afinal, para reconhecer algo, você tem que conhecê-lo. As potencialidades que você vê nos outros, são possíveis também para você.

A beleza que você vê nos outros lhe mostra você mesmo.

Veja o melhor nos outros, e você será uma pessoa melhor.

Doe aos outros e estará doando a si mesmo, aprecie a beleza e você será belo.

Admire a criatividade e você será criativo, ame e você será amado, procure compreender e será compreendido, ouça e sua voz será ouvida, ensine e você aprenderá.

Mostre ao espelho sua melhor face, e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar.

Que todos possam se orgulhar, da imagem que reflete no espelho da vida.”

 

                                                                                     

  AFINIDADE não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e
penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência,
os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.

Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto de onde
foi interrompido.

AFINIDADE é não haver tempo mediante a vida. É a vitória do
adivinhado sobre o real, do permanente sobre o passageiro,
do básico sobre o superficial.

Ter AFINIDADE é muito raro, mas quando ela existe, não precisa
de códigos verbais para se manifestar. Ela existia antes do
conhecimento, erradia durante e permanece depois
que as pessoas deixam de estar juntas.

AFINIDADE é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos
fatos que impressionam, comovem, sensibilizam. É receber
o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao
entendimento. É olhar e perceber.

AFINIDADE é um sentimento singular, discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado
na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.

AFINIDADE é retomar a relação no momento em que parou.
Porque o tempo e a separação nunca existiram. Foi
apenas a oportunidade dada pelo tempo para
que a maturação pudesse ocorrer e que
cada pessoa pudesse ser
cada vez mais...

 

 

                                            Frases de Esperança 

             

O medo te mantém prisioneiro, a esperança te liberta."
Do filme "The Shawshank Redemption"
Anônimo

Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo - um sorriso. Um mundo de otimismo e esperança, um 'você consegue' quando as coisas estão difíceis."
Richard De Vos

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."
Barbara Pletcher

"Deixe suas esperanças, e não seus ferimentos, moldarem seu futuro."
Robert H. Schuller

"Cada dia chega trazendo seus próprios presentes. Desamarre as fitas."
Ruth Ann Schabaker

 

;Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas. Santo Agostinho

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."
Santo Agostinho

"A hora mais escura da noite é justamente aquela que nos permite ver melhor as estrelas".
Charles A. Beard

"Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência."
Carl Jung

"Todas as coisas são possíveis até que elas são comprovadas impossíveis - e mesmo o impossível pode somente ser assim agora."
Pearl S. Buck

"Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria." (André Luiz)

"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações." (Vincent Van Gogh)

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." (Autor desconhecido)

"A vida já complicada e cheia de contratempos. Conservar o bom humor é um segredo de sobrevivência." (Autor desconhecido)

"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo." (Liang Tzu)

"Me interessa o futuro porque é aonde vou passar o resto da minha vida." (Woody Allen)

"O dia de amanhã ninguem usou... pode ser seu!" (Autor desconhecido)

"A vitória pertence ao mais perseverante." (Napoleão Bonaparte)

"O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano." (Frederico I)

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. " (Cardeal Suenens)

"Quando o mundo diz, 'Desista', a esperança sussurra, 'Tente uma vez mais'."
Anônimo

"Grandes esperanças são a chave para tudo."
Sam Walton

"Esperança é o sentimento que você terá sucesso amanhã naquilo que você fracassou hoje."
Anônimo 

 

 


 

                  O náufrago e Deus

       

O único sobrevivente de um naufrágio foi parar em uma pequena ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação.
Ele orava fervorosamente pedindo a Deus para ser resgatado, mas os dias passavam e nenhum socorro vinha.
Mesmo exausto, ele construiu um pequeno abrigo de madeira para que pudesse proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences.
Um dia, saiu em busca de algum alimento e, quando voltou, encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado e revoltado, ele gritava chorando:
- O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?
Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.
No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
- Viemos resgatá-lo, disseram.
- Como souberam que eu estava aqui? - perguntou ele.
- Nós vimos o seu sinal de fumaça!
É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
Lembre-se, se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina.

 

 

 

                           Frases de otimismo

               

Otimismo é muito importante para você, ter otimismo é ver as coisas pelo lado bom, encarar os problemas como obstáculos a serem superados e não como obstáculos intrasponiveis. Aqui você encontra frases de otimismo, são belas frases para enviar para amigos.

"Otimista é o homem que faz palavras cruzadas a tinta."(Marcel Achard) (Bob Marley)

"O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo." (Bob Marley)

Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo – um sorriso.

Um mundo de otimismo e esperança, um ‘você consegue’ quando as coisas estão difíceis.

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade." (Winston Churchill) (Bob Marley)

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si." (Lucille Ball) (Bob Marley)

"O lugar onde o otimismo floresce melhor é o asilo de loucos." (Havelock Ellis) (Bob Marley)

"O otimismo é a crença de que tudo é formoso." (Ambrose Bierce) (Bob Marley)

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si." (Lucille Ball)

"O otimismo é a crença de que tudo é formoso." (Ambrose Bierce)

"O otimismo é como a saúde da alma. " (William James)

"O otimismo é, e deve ser, o ânimo dos que combatem e aspiram ao bem comum." (Afrânio Peixoto)

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si." (Lucille Ball)

"O lugar onde o otimismo floresce melhor é o asilo de loucos." (Havelock Ellis)

"O otimismo é a crença de que tudo é formoso." (Ambrose Bierce)

"O otimismo é como a saúde da alma. " (William James)

"O otimismo é uma escolha intelectual. " (Diana Schneider)

"O otimismo é, e deve ser, o ânimo dos que combatem e aspiram ao bem comum." (Afrânio Peixoto)

"O otimismo na dificuldade reduz o mal à metade. " (Plauto)

"Otimista é o homem que faz palavras cruzadas a tinta." (Marcel Achard)

"Sou um otimista. Não parece adiantar muito ser outra coisa qualquer. " (Sir Winston Churchill)

O otimismo é a força para tudo se conseguir.

Deixe suas esperanças, e não seus ferimentos, moldarem seu futuro.

Vencedor é aquele que acredita em si próprio em sua capacidade de superar obstáculos.

Lembre-se sempre que você é absolutamente único. Assim como todos os demais.

Aquele que se apaixona por si mesmo não terá rivais.

A felicidade é quando a oportunidade chega… e a porta está aberta para ela entrar.

Tudo é possível quando se quer. Sem luta não há glória.

Se “derrotas” aconteceram, que elas não nos abalem. Antes, sejam encaradas como um aprendizado na conquista de vitórias. Sempre é tempo de recomeçar.

Quando estamos cheios de bons pensamentos, parece-nos que o mundo está repleto de oportunidades.

Saibas que a felicidade estará em todos os momentos que permitires senti-la.

Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.

Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.

Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.

Todas as coisas são possíveis até que elas são comprovadas impossíveis – e mesmo o impossível pode somente ser assim agora. 

 


 

 

 

  

 

 

 

Contatos

Mundodasmagias salvador-bahia WATHSAPP 7198363-8589

CELULAR OI 7198863-1734
ANGELSHAPPY.21@HOTMAIL.COM